"Fui cobrado, mas eu já paguei esse mês"

Verifique com atenção sua fatura.

O cartão de crédito é um empréstimo, o banco paga as contas do portador do cartão de crédito por 30 dias, até o limite do cartão, e cobra do proprietário do cartão ao final do período (o vencimento da fatura).

Isso não se confunde com as datas em que os lojistas cobram suas compras.

Para o lojista, a data do pagamento é o dia em que ele fez a cobrança com sucesso no seu cartão, é nessa data que ele recebe. Não é a data do vencimento da sua fatura, essa data diz respeito somente ao proprietário do cartão e ao banco.

Data do lançamento da cobrança é a data na qual o banco pagou a sua conta em seu nome ao lojista.

Data do vencimento da fatura é a data limite na qual você deve devolver esse dinheiro ao banco, pagando sua conta do cartão de crédito.

No exemplo acima, o vencimento aparece com destaque lá no topo da fatura, no cabeçalho. A data de lançamento é a data que aparece ao lado de cada item na tabela "Lançamentos". Nesse exemplo acima, o lojista recebeu o valor no dia 11/12 (11 de dezembro), pago pelo banco. O proprietário do cartão pagou a dívida de volta ao banco no dia 17/03 (17 de março). Na fatura de abril, aparecerá a outra parcela do seguro, pago em 11/01 (11 de janeiro) e assim por diante.

No Previdenciarista, se você fez um pagamento de mensalidade em 14 de fevereiro e entrou na sua fatura com vencimento em 05 de março. Isso não significa que você pagou a mensalidade de março, mas sim que você pagou a mensalidade que cobramos em 14 de fevereiro.

Em 14 de março você será cobrado novamente e, dessa vez, provavelmente deve entrar na fatura com vencimento em 05 de abril.

Por que provavelmente? Por que essa relação é entre o proprietário do cartão e o banco/operadora. Somente eles podem definir quando vão cobrar do proprietário uma compra realizada, não o lojista.

Como eu vejo a data do lançamento da cobrança do Previdenciarista?

Em todas as faturas de cartões de crédito, há ao lado do lançamento a data em que ele foi realizado. Novamente: data do lançamento não se confunde com data do vencimento da sua fatura.

Veja ao lado do lançamento a data, essa data é a data em que o Previdenciarista fez a cobrança e recebeu os valores pagos pelo banco (no empréstimo de que falei antes).

As datas podem aparecer em vários formatos, depende te do banco:

  • 14/02
  • 14/fev
  • 14 de fevereiro
  • Pode aparecer também com o mês em cima numa tabela e o dia (14) ao lado do lançamento.

Na imagem acima, que usa como exemplo uma fatura do Itaú, o lançamento está na tabela "Lançamentos".

"Mas eu paguei no dia 05 de março e agora estão me cobrando em 14 de março de novo!"

Não se pode confundir data do vencimento da fatura com data do lançamento da cobrança.

Data do lançamento da cobrança é a data na qual o banco pagou a sua conta em seu nome ao lojista.

Data do vencimento da fatura é a data limite na qual você deve devolver esse dinheiro ao banco, pagando sua conta do cartão de crédito.

Voltando ao exemplo acima, você vai pagar no dia 05 de março o lançamento que nós fizemos, por exemplo, em 14 de fevereiro. Em 14 de março nós vamos fazer novo lançamento. Isso não significa que você pagou em 05 e agora está pagando em 14 de março de novo.

Isso significa que o banco pagou sua conta em 14 de fevereiro, você devolveu a ele em 05 de março, e o banco vai voltar a pagar sua conta em 14 de março e você vai devolver a ele, provavelmente, em abril.

Quando você paga sua fatura, está devolvendo ao banco o valor que ele pagou em relação a todos os lançamentos que aparecem na sua fatura. Essa é uma relação sua com o banco.

"Mas é exatamente na tabela lançamentos que está aparecendo dois lançamentos do Previdenciarista"

Nesse caso, veja este tópico: Fui cobrado duas vezes no mesmo mês

Atente-se para a data do lançamento. Se houver dois lançamentos um com data em 10/02 e outro com data em 10/03, os lançamentos estão corretos. Nós cobramos em um mês, depois cobramos no outro.

Lembra quando falamos que "provavelmente" um lançamento vai aparecer na próxima fatura? Por que em razão da variação dos dias totais de um mês, o banco pode acabar colocando dois lançamentos na mesma fatura. Isso você deve reclamar com o seu banco, ou entrar em contato com eles para pedir informações a respeito.

No entanto, caso apareça na sua fatura datas que não fazem sentido como, por exemplo, um lançamento em 10/02 e outro em 14/02, apenas 4 dias depois, então nós precisamos verificar. Nesse caso, entre em contato conosco aqui.

Mas sempre, absolutamente sempre, leia sua fatura do cartão com muita atenção especialmente às datas dos lançamentos.

Esse artigo respondeu sua dúvida? Obrigado pelo feedback! Houve um problema ao enviar seu feedback, tente novamente.