Fui cobrado duas vezes no mesmo mês

Fiz uma assinatura há cerca de 1 mês - sou usuário recente

De acordo com os termos de uso do Previdenciarista e a oferta dos planos, o Prev concede 15 dias de uso totalmente gratuito e sem compromisso como cortesia no início de uma assinatura.

No primeiro mês após a criação da assinatura, você usa por 15 dias e, no 16º dia ocorre a cobrança que deveria ter ocorrido no dia 01 caso não fosse oferecido o período de trial.

No segundo mês, a cobrança ocorrerá no 1o dia do início deste ciclo. Isso vai dar a impressão de que houve duas cobranças, mas não houve

Veja como será a linha do tempo dessa situação.

Isso significa que se você criou uma assinatura em 01 de setembro, o seu trial termina em 15 de setembro. Você pode cancelar durante esses primeiros 15 dias sem cobrança e sem compromisso. Não cancelando, ocorre a cobrança deste primeiro mês no 16o dia de assinatura.

Conforme nossos termos de uso:

Direito de Arrependimento (“Free Trial”). Para os novos Usuários da Plataforma, após o Cadastro, será disponibilizado o acesso gratuito e temporário às funcionalidades pagas, durante o período de 15 (quinze) dias corridos. Após o Período de Free trial sem o cancelamento da Assinatura pelo Usuário, o Previdenciarista cobrará a mensalidade de acordo com o Plano escolhido.O período de Free Trial não altera o Período de Contratação. Isto quer dizer, por exemplo, que caso o Usuário tenha realizado a sua assinatura no dia 01º (primeiro), poderá cancelá-la, sem custo, até o 15º (décimo quinto) dia subsequente. Após esse período, a Plataforma efetuará a cobrança, considerando o Período de Contratação iniciado no dia primeiro. No caso de contratação por meio de boleto bancário, o simples não pagamento do boleto gerado implicará a suspensão da conta criada.

No exemplo acima, no dia 30 de setembro finaliza o primeiro ciclo de cobrança. O segundo ciclo se inicia no dia 01 de outubro e, nesta data, ocorrerá a cobrança do segundo ciclo. A partir desta data, todas as demais cobranças ocorrerão sempre no início do ciclo: 01 de novembro, 01 de dezembro, 01 de janeiro, 01 de fevereiro... Até o cancelamento.

Essa rotina se aplica independente da data em que você fez a assinatura. Se você fez no dia 10, o trial terminará no dia 25, a cobrança do primeiro mês ocorrerá no dia 26, o primeiro mês encerra no dia 09 do mês seguinte e no dia 10 ocorrerá a segunda cobrança. Todas as demais ocorrerão no dia 10 de cada mês.

Dependendo de como o seu banco organiza as cobranças nas faturas, dependendo da data de fechamento da sua fatura, poderá ocorrer de duas cobranças entrarem na mesma fatura do seu cartão. Porém essa é uma regra do seu banco sobre a qual não temos controle.

Se a cobrança do primeiro mês ocorrer antes da data de fechamento da fatura e a cobrança do segundo mês ocorrer após, aparecerá em faturas diferentes. Se a cobrança do primeiro mês e do segundo ocorrerem antes do fechamento da sua fatura, aparecerão na mesma fatura. 

Isso não significa que houve cobrança em dobro/duplicidade, pois as regras acima descritas foram rigorosamente seguidas.

Já tenho assinatura há algum tempo

A cobrança do Previdenciarista ocorre sempre no dia da assinatura. Se a assinatura foi feita no dia 18, por exemplo, todos os meses o Previdenciarista realizará a cobrança no dia 18.

Entretanto, a data de cobrança da assinatura não se confunde com a data da fatura do cartão de crédito, definido pela operadora e pelo seu contrato com o banco emissor do cartão.

Por exemplo:

Nossa cobrança pode ocorrer no dia 18 e sua fatura fechar no dia 19. Se a fatura fecha sempre no dia 19, o banco incluirá nessa fatura todas as cobranças realizadas  entre os dias 20 do mês anterior e 19 do mês atual. Eventualmente, e nós não temos controle sobre isso pois é um sistema do banco ou operadora, uma fatura do cartão pode incluir cobranças de outras datas. Por exemplo, a operadora pode fechar uma fatura entre os dias 17 de um mês e o dia 19 do outro. Nesse caso deve aparecer duas cobranças nossas no dia 18.

Veja sempre o seguinte, qual a data que aparece ao lado do lançamento/cobrança na fatura?

O correto é aparecer somente uma cobrança, mas como explicado acima eventualmente pode aparecer duas cobranças na mesma fatura, por exemplo:

  • 18/01 - Previdenciarista - R$xx,xx
  • 18/02 - Previdenciarista - R$xx,xx

Nesse caso, o ideal é entrar com a sua operadora do cartão para verificar porque eles incluíram duas cobranças na mesma fatura. Mas veja que as cobranças a partir do nosso sistema foram realizadas corretamente, uma no dia 18 de um mês, a outra no dia 18 do mês seguinte.

Esse artigo respondeu sua dúvida? Obrigado pelo feedback! Houve um problema ao enviar seu feedback, tente novamente.