O que é a calculadora de qualidade de segurado?

BETA: Atenção, esta funcionalidade ainda está em Beta. Ela foi bastante testada, mas recomenda-se que o advogado verifique sempre a validade dos dados retornados. Se encontrar algum problema, entre em contato conosco aqui para relatar

O Previdenciarista agora conta com uma calculadora de qualidade de segurado embutida. Após enviar o CNIS, o sistema identifica automaticamente os momentos da vida laborativa do seu cliente em que ele ou ela pode ter perdido qualidade de segurado.

Esse alerta é fundamental para que o advogado possa traçar a melhor estratégia para corrigir aquele período, buscando novos documentos e apontando a fundamentação necessária para garantir o direito do seu cliente nas petições.

Se a calculadora de qualidade de segurado estiver ativa e há um período de, por exemplo, 28 meses sem contribuições entre o fim de um vínculo e o início de outro, o sistema vai verificar se nesse período houve perda de qualidade de segurado.

Ele vai considerar o período de graça do vínculo que terminou, inclusive as peculiaridades de militares, facultativos e benefícios por incapacidade e vai verificar se existem causas de prorrogação como a existência de mais de 120 contribuições.

O advogado também poderá informar nesse período se o segurado esteve desempregado, preso ou acometido de doença de segregação compulsória para, conforme o caso, prorrogar o período de graça com fins de manter a qualidade de segurado por mais tempo.

Preste bastante atenção sempre ao período depois de um vínculo e antes do alerta.

Confira também sempre o início do vínculo anterior. O "intervalo" entre um vínculo e outro, sem contribuições, é o que motiva a perda da qualidade de segurado.

Perguntas frequentes:

Esse artigo respondeu sua dúvida? Obrigado pelo feedback! Houve um problema ao enviar seu feedback, tente novamente.

Ainda precisa de ajuda? Entre em contato Entre em contato