Como calcular pensão por morte?

Conforme a lei anterior a reforma da Previdência (EC 103), caso o óbito seja até 13/11/2019 o valor da pensão por morte é exatamente o valor da aposentadoria que recebe o segurado falecido (instituidor), ou caso não fosse aposentado no óbito, o valor de que seria uma aposentadoria por invalidez na data do óbito.

Assim, caso queira fazer o cálculo pelo sistema, deverá utilizar o extrato do CNIS do falecido e observar o cálculo da aposentadoria por invalidez ou da aposentadoria por incapacidade permanente se o óbito ocorreu após 13/11/2019. 

Isso se dá pelo fato de que o base de cálculo é o CNIS, e o extrato do CNIS da beneficiária não vai trazer as informações para a confecção do cálculo. Assim, a única forma de se calcular é através do cálculo da aposentadoria por invalidez, utilizando como "data do cálculo" o dia do óbito do segurado. 

Nas novas regras da EC 103/2019, caso o óbito tenha ocorrido após 13/11/2019, o cálculo precisa ser feito conforme a aposentadoria que recebia ou caso não fosse aposentado o valor de uma aposentadoria por incapacidade permanente e ainda aplicar o coeficiente de 50% do valor + 10% por dependente habilitado, exceção apenas se caso tenha algum dependente "inválido ou deficiente", que o valor da pensão é de 100%.

Pela regra geral, se for apenas uma pensionista, o valor da pensão "pós-reforma" será de 60% da aposentadoria do instituidor falecido, mas há respeito ao valor mínimo de salário mínimo. 

Esse artigo respondeu sua dúvida? Obrigado pelo feedback! Houve um problema ao enviar seu feedback, tente novamente.

Ainda precisa de ajuda? Entre em contato Entre em contato